HOME      QUEM SOMOS      SIMULADOR      BLOG      CONTATO


Layout do blog

Opinião sincera: O valor do contador

19 de agosto de 2024

Ao longo de mais de 20 anos atuando na contabilidade e atendendo médicos aprendi muitas coisas, dentre elas uma que acredito ser importantíssima: o valor do contador. Quero deixar registrada aqui minha opinião "sincerona" sem rodeios.

Quando pensamos no contador nos vêm à mente aquele senhorzinho de óculos, todo engravatado, sentado numa mesa coberta de papel e uma calculadora certo? Sinto lhe dizer, mas os tempos mudaram. Hoje o contador precisa saber marketing, vendas, administração, liderança e o principal informática! Como diz aquele ditado popular: “Quem não tem a manha não entra não!”. Considero uma das profissões mais importantes, mais difíceis e mais desconhecidas de todas. Por desconhecidas leia-se “não reconhecidas”.


Falta de Reconhecimento

Essa falta de reconhecimento é simples de se notar, basta perguntar para qualquer pessoa qual trabalho ela desejaria para sua vida e zero em cada dez pessoas diria “quero ser contador!”, “meu sonho é fechar um balanço!”. Nunca escutei isso na minha vida. A maioria dos profissionais iniciou na carreira por influência de outras pessoas, pais, avós, tios, escritórios de família e alguns caíram de paraquedas (que foi o meu caso inclusive!). Não conheço nenhum colega contador que escolheu ser contador desde criança como primeira opção de sua vida. A contabilidade é vista com desprezo pelas pessoas, elas torcem o nariz quando se fala nesse assunto. Eu acredito que é pelo nível de dificuldade, mexer com números não é fácil, administrar e organizar números é pior ainda. As pessoas tem asco natural pela profissão.


Difícil

Agora vamos falar do atributo “difícil” que citei acima. É difícil mesmo, super complexo, qualquer erro é fatal, além disso nunca vi uma área de atuação mudar tanto e tão rápido, exigindo investimento contínuo em capacitação. Não posso deixar também de alfinetar nossa querida Receita Federal que ama dar trabalho para os contadores, até parece que somos funcionários dela não é mesmo? Por que mudar tantas vezes? Por que não padronizar? Por que exigir tantas declarações? Por que tanta redundância? Aí vem a reforma tributária e a população acreditando que vai simplificar, mas infelizmente, mais uma vez, só vai mudar. Se não complicar mais já estamos no lucro. Simplificação? Em 20 anos de profissão foram poucas vezes que vi alguma simplificação nas rotinas contábeis. O eSocial foi a "bagaceira" mais complexa que já inventaram. As empresas de T.I. que fornecem software contábil viraram experts em tributação e direitos trabalhistas, podem atuar melhor que os escritórios de contabilidade tamanho o desafio nesta área com todas as implementações do governo. Sim caríssimo leitor, a área contábil é um desafio e tanto, e esse desafio todo, esse nível de dificuldade não é reconhecido pelo público que contrata o contador. Volto a citar a falta de reconhecimento neste atributo da dificuldade por que a falta de reconhecimento está tão enraizada nas ciências contábeis que nem nós mesmos contadores nos valorizamos.


Importância

Enfim, falarei agora sobre a importância do contador. Você precisa dele para abrir sua empresa, te ensinar os diversos tipos de sociedades, planejar sua opção pelos diversos e complexos sistemas tributários (legislação tributária brasileira é uma colcha de retalhos!), te dar treinamento para você aprender a emitir uma nota fiscal de acordo com as exigências do fisco, te assessorar quando fechar o mês, te explicar os impostos incidentes, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, Simples, ISS, calcular e gerar as guias, fechar sua folha de pagamento, gerar holerites, guia de INSS, FGTS, ainda tem mais um monte de coisa, pegar seu extrato bancário e contabilizar sua movimentação financeira, apurar se teve tributação sobre suas aplicações financeiras, contabilizar todo o seu movimento, se pagou água, luz, internet, comprou insumos, material de limpeza, etc etc etc... O trabalho do contador é muito grande, variado, cheio de responsabilidades e de extrema importância. Os livros contábeis são obrigatórios! Como podemos ver tudo isso é trabalho do contador. Ele é essencial para qualquer negócio. Toda essa trabalheira acontece longe dos olhos dos clientes, nos bastidores, dentro do escritório de contabilidade. O contador tem tanta expertise no que faz que ainda sobra tempo para o cafezinho. Às vezes o coitado do contador precisa passar semanas implorado para que o cliente envie o extrato bancário para o escritório. É cômico se não fosse trágico. Isso atrasa tudo. E alguns cliente ainda ficam bravos, se indispõem com o contador, brigam, escrevem textão, até trocam de profissional... Tudo porque o contador está fazendo o seu trabalho da forma mais correta possível. E sabe o que é pior? Quando digo que nem nós mesmos contadores nos damos o devido reconhecimento, é porque às vezes nos rendemos às disputas do mercado e acabamos entrando em guerras de preços com outros contadores, às vezes recém formados, às vezes maus profissionais, aparece de tudo até gente sem CRC mandando orçamento. E então vejo empresários pedindo vários orçamentos em vários profissionais depois fazendo leilões do CNPJ: “Quem cobra menos?” pra fechar o contrato de míseros R$250,00 por todo esse trabalho que citei acima.


Fecho aqui este artigo de opinião com a seguinte conclusão: a classe contábil precisa ela mesma enxergar o seu valor, para que então o mercado enxergue valor na profissão e assim nosso ticket médio volte a subir. Sou da época em que uma mensalidade contábil custava o equivalente a um salário mínimo e hoje vemos escritórios lutando para sobreviver cobrando valores absurdamente baixos, esses R$250,00 que citei acima são médio-baixos e não dá nem 20% de um salário mínimo de hoje, mas tem piores ainda pode ter certeza, e isso por não reconhecer seu próprio valor. O cliente ruim, aquele que não entende vai contratar o mais barato, aquele cliente que não valoriza contador, acha que é só mais uma despesa, esse vai contratar o mais barato. Assim como ele despreza o contador, ele despreza outras áreas do seu negócio, é ruim de tudo, não paga ninguém, dá calote, esse é o tipo de cliente que escolhe contador por preço. Mas o cliente que entende o valor de um profissional capacitado cuidando da contabilidade de sua empresa, esse vai pagar o valor justo que o profissional excelente custa. Então não podemos nos enganar, se não valorizamos a nós mesmos, ninguém mais vai.



2024-08-19

Opinião sincera


Leandro Yukio Kagueyama é sócio fundador da Ascent-Med Contabilidade Médica e atua com especialização na área médica, atendendo médicos de todas as especialidades, consultórios, clínicas entre outros. Trabalha na área contábil atendendo médicos e clínicas desde 2004 quando então foi contratado como auxiliar contábil e hoje aos 43 anos é empresário contábil com mais de 50 médicos em sua carteira.





Por Leandro Yukio 12 de novembro de 2024
Siga estas dicas para ter sucesso no seu negócio
Por Leandro Yukio 6 de novembro de 2024
Como Alcançar Eficiência e Sucesso no Atendimento
A man in a black shirt is standing with his arms crossed.
Por Leandro Yukio 1 de novembro de 2024
A contabilidade especializada para médicos é essencial devido às especificidades fiscais e tributárias da área, permitindo a escolha de regimes tributários mais vantajosos (como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) e otimizando os custos. Médicos que atuam como plantonistas, administram consultórios ou clínicas se beneficiam de um planejamento tributário eficaz, controle financeiro detalhado e cumprimento das obrigações acessórias. Além disso, uma contabilidade especializada auxilia na expansão do negócio com consultoria estratégica e contribui para uma gestão fiscal segura, liberando o médico para focar no atendimento ao paciente e no desenvolvimento profissional.
8 de outubro de 2024
Equiparação Hospitalar o assunto do momento!!!
19 de agosto de 2024
Última tendência do mercado entre os médicos brasileiros: Assina aqui doutor!! Já começa segunda viu!! Todos os médicos brasileiros já ouviram a frase: "Vira sócio que não paga imposto!". Ele recebe distribuição de lucro mas não faz ideia do valor real do plantão, se não receber não tem como cobrar e o administrador da empresa comanda tudo, valores, prazos de pagamentos, etc.. Algo não cheira bem... Bora para mais uma opinião "sincerona"
Por Leandro Yukio 26 de julho de 2024
Como fazer abertura de clínica médica em Guarulhos
Share by: